Foto: Rui Manuel / Global Imagens
ESCOLAS DE BOMBEIROS
A formação das escolas é baseada em atividade práticas e didáticas, o público alvo são crianças e jovens que sonham ser Bombeiros. A abordagem é feita através de temas principais da vida de bombeiro e voluntariado, e mostra aos jovens e futuros bombeiros o orgulho e a honra que será vestir esta farda.
QUAIS OS TEMAS ABORDADOS NA FORMAÇÃO?
A formação aborda todos os temas que fazem parte da vida de bombeiro, nomeadamente na área da saúde, incêndios rurais ou urbanos. A abordagem destes temas é sempre adequada às idades destas crianças e jovens, mas o objetivo principal visa a preparação de um futuro bombeiro.
COM QUE IDADE SE PODE INSCREVER?
Para as escolas de infantes entre os 6-14 anos, e de cadetes entre os 14-16 anos.
QUAL O VALOR ASSOCIADO?
A formação não comporta qualquer custo para os alunos, contudo deve-se contactar a escola mais próxima e pedir todas as informações necessárias.
QUAL O PERIODO DE INSCRIÇÃO?
Normalmente inicia-se em setembro, coincidindo com a época escolar. A sua realização é aos sábados de duas em duas semanas. As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede da escola da sua preferência.
EXISTEM ATIVIDADES DE VERÃO?
Realizam-se várias atividades de verão, assim como durante o ano são criadas atividade no âmbito do tema em estudo. Para mais informações detalhadas, entrar em contacto com a escola da sua preferência.
QUAIS OS OBJETIVOS?
a) Inserir os jovens em actividades ocupacionais que lhes proporcionem lazer, convívio e a aprendizagem de um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos relacionados com a actuação dos bombeiros;
b) Motivar e mobilizar os jovens para exercerem de forma mais ativa a sua cidadania, assumindo atitudes de maior responsabilidade na defesa do bem comum;
c) Incutir-lhes o gosto pelo exercício voluntário da função de bombeiro, dando-lhes a possibilidade de apresentarem projetos inovadores nas mais diversas áreas.
QUAL A MORADA DAS ESCOLAS?
Montemor-o-Velho,
Brasfemes,
Condeixa,
Lagares da Beira,
Coja,
Vila Nova de Poiares,
Oliveira do Hospital,
Figueira da Foz,
Serpins,
Mira
Soure.
Pampilhosa da Serra
Penacova
Arganil